A princípio, os absorventes e OBS descartáveis sempre fizeram parte do universo feminino. Porém, conforme o mundo evolui, fica clara a necessidade de mais conforto e segurança no período menstrual, e os absorventes reutilizáveis fazem parte de um ciclo mais consciente e sustentável.
Menstruação não deve ser lixo
A menstruação foi muitas vezes vista como algo negativo ao longo da história. Assim, desde a Idade Média, soluções foram criadas para esconder o ciclo menstrual feminino, e muitas mulheres foram até mesmo impedidas de realizar suas atividades habituais durante esse período, mesmo sendo algo natural e essencial. Os absorventes descartáveis ressaltam ainda esse posicionamento antigo da menstruação como algo sujo e impuro, e que deve ser descartado imediatamente. Contudo, menstruar faz parte e, à medida que a mulher respeita e conhece esse processo, pode aprender a lidar com ele da forma mais leve possível.
Já parou para pensar no impacto ambiental do absorvente descartável?
Uma mulher menstrua aproximadamente 12 vezes por ano, por um período de 40 anos. Em síntese, estamos falando de cerca de 500 ciclos, o que equivale a mais ou menos 12 mil absorventes/OBS descartáveis durante esse processo. Um número ainda mais assustador se levarmos em consideração a quantidade de mulheres ao redor do mundo. Mas 90% desse material é plástico, até mesmo o absorvente interno – embalado em plástico, envolto em aplicadores de plástico, com cordas de plástico e muitos até incluem uma fina camada de plástico na parte absorvente. Pois todo esse lixo descartado demora mais de 400 anos para se decompor!
Escolhas mais sustentáveis para o corpo feminino
Uma das alternativas populares é o uso de absorventes reutilizáveis, afinal são uma versão mais moderna e melhor projetada de uma tecnologia muito antiga, ou os coletores menstruais, uma tecnologia recente que vem conquistando muitas adeptas!
Apesar de ainda faltar mais informações sobre a menstruação e o uso de absorventes reutilizáveis, alguns métodos já fazem parte da vida das mulheres. Logo, vamos ver alguns deles abaixo.
Absorventes reutilizáveis de pano Ekological
- Feitos de tecidos e, em alguns casos, com botões para ajudar na fixação à calcinha.
- A lavagem é simples e, geralmente, realizada com água e sabão neutro.
- Existem modelos para diferentes fluxos, dos leves aos mais intensos.
- Conta com 2 a 3 camadas de tecidos de super absorção, impedindo a passagem de sangue para a roupa.
- Apesar das camadas, a tecnologia permite que seja fino.
- Reduz o problema dos aterros sanitários.
- Permitem que a região respire, sem perturbar o equilíbrio do microbioma vaginal.
- Mais barato que absorvente descartável.
- Tem opções antialérgicas e mais confortáveis, como as de 100% algodão – tecido altamente recomendado pelos ginecologistas que não causam irritações nas partes íntimas.
- Livre de químicos e, consequentemente, livre de odores. Afinal, o tão temido cheiro forte não é natural, e sim resultado da mistura da menstruação com os compostos químicos usados nos absorventes descartáveis.
Velhos conhecidos com um toque moderno
Pode parecer algo antigo, porém deve-se levar em consideração que muita coisa mudou desde os tempos dos paninhos das avós. Os absorventes reutilizáveis de pano apresentam design tecnológico, tecidos inteligentes e lavagens rápidas, feitas em até menos de 5 minutos. Ou seja, além de práticos, esses absorventes são mais econômicos, sustentáveis e ainda apresentam diversas estampas, para você escolher a que melhor combina com o seu estilo!
Então, ficou interessada em trocar o absorvente descartável pelo absorvente de pano? Confira algumas opções da Ekological aqui e liberte-se!
Coletores menstruais Ekological
- Feitos de silicone medicinal.
- São hipoalergênicos.
- Podem ser utilizados por até 12 horas.
- Não retiram os fluidos vaginais importantes para o corpo, ao contrário dos absorventes descartáveis.
- Ecofriendly e econômico – apresentando economia de dinheiro devido à sua longa duração.
- Podem durar até 10 anos.
- A limpeza é realizada com água quente após o ciclo e durante com água e sabão neutro.
- O sangue coletado pelo copinho não entra em contato com o ar ambiente, dessa forma, ele permanece sem cheiro.
- Oferece maior liberdade para a mulher desempenhar suas atividades cotidianas.
- Um número cada vez maior de mulheres usam nos últimos anos, sendo a maior ‘’propaganda’’ a realizada boca a boca entre comunidades femininas.
Existem diversas formas de dobragem, e o objetivo de cada dobra é tornar o coletor pequeno, ou seja, fácil de inserir e, principalmente, fácil de abrir. Dessa forma, as dobras são geralmente feitas em formato de C, S ou E – cada uma com seus pontos fortes e pontos fracos. As dobras que funcionam melhor variam de pessoa para pessoa. Para descobrir a que mais se adapta a você, basta ir testando!
Confira aqui as opções de coletores Ekological.
Impacto social dos coletores menstruais
Os coletores ainda apresentam um potencial revolucionário, pois em muitas regiões ao redor do mundo, o acesso aos absorventes é algo caro e difícil, impedindo meninas de ir à escola e mulheres de ir ao trabalho, muitas delas deixando de lado suas atividades por conta de um problema que não deveria existir.
Em alguns países da África, por exemplo, a adoção do uso de coletores menstruais teve um grande impacto positivo na educação e vida pessoal de muitas garotas em idade escolar. Porém, claro, deve ser levado em conta que, apesar de mais econômico a longo prazo, o investimento inicial dos coletores não é tão acessível para essa população, além de haver problemas quando se trata de água potável, o que dificulta a higienização.
Questões como essa devem ser levantadas por organizações de caridade.
Absorventes reutilizáveis são uma escolha consciente que a natureza agradece
Buscar soluções sustentáveis e praticar o consumo consciente, ainda que de forma individual, já faz uma grande diferença. Desde que o uso dos absorventes reutilizáveis, além de reduzir a quantidade de resíduos não recicláveis nos lixões e aterros, tem outros impactos positivos: reduz o custo de coleta por parte das prefeituras e diminui também o consumo do plástico. A matéria-prima do plástico, presente nas embalagens e nos próprios absorventes descartáveis, provém petróleo, fontes de energia não renovável. Esse tipo de absorvente, como vimos acima, ainda são livres de químicas tóxicas e mantêm o equilíbrio do pH vaginal, diminuindo assim a chance de infecções. O mesmo é válido para os coletores menstruais que, por não interagirem com as mucosas, não absorvem tecidos vaginais importantes para a saúde ginecológica.
Menstruação é natural
Até aqui, foi um longo período de mitos e desinformação, até que a menstruação pudesse ser vista, de fato, como parte do processo reprodutivo feminino. Então, o desafio agora é que a menstruação deixe de ser vista como tabu, pois é um processo completamente natural e não precisa ser desconfortável ou dolorido. Logo, quebrar o tabu em torno da menstruação é essencial para avançar em direção a um futuro mais social e ambientalmente consciente.
Dessa forma, compreender e inserir produtos ecológicos na rotina é o passo inicial dessa mudança. Se você gostou de saber mais sobre os absorventes de pano e coletores menstruais, acesse o nosso site e aproveite todas as promoções e descontos.
Acesse a Ekological e conheça nossas soluções sustentáveis clicando na imagem abaixo: