Sem categoria

Sacola plástica vs ecobag: quem vence essa batalha?

Você usa diariamente sacolas plásticas? Já se perguntou sobre os seus impactos para o meio ambiente? Nesse artigo, vamos te contar tudo sobre o uso dessas sacolas e porquê escolher as ecobags.

Depois de fazer compras em um mercado ou shopping, você precisa de um aparato para colocar todos os seus produtos, não é mesmo? Ligadas diretamente ao crescente consumo e à modernidade, estão as sacolas

plásticas. Contudo, as ecobags desempenham a mesma função de forma ainda melhor.

As sacolas plásticas são consumidas praticamente todos os dias no mundo todo, com uma média de um milhão de sacos plásticos por minuto. Cerca de 100 mil espécies de animais (pássaros, mamíferos e répteis, principalmente) morrem pela ingestão indevida de sacolas plásticas.

Esses números são bem chocantes, quando percebemos o impacto que o efeito desse produto pode causar, principalmente porque em geral, elas são usadas apenas uma vez e descartadas.

História das sacolas plásticas e seu consumo desenfreado

As sacolas plásticas foram criadas em 1959, pelo filho do engenheiro sueco Sten Gustaf Thulin, naquela época, elas surgiram como uma forma de ajudar o planeta, pois nessa época os sacos eram feitos de papel, que provinha da madeira, provocando assim em uma grande derrubada de árvores.

Como o saco de papel, poderia se rasgar com muita facilidade, a primeira vantagem vista foi uma maior durabilidade da sacola plástica, sendo assim estimado um uso em maior escala, ou seja, usada diversas vezes.

No entanto, isso não foi o que aconteceu, e o consumo desenfreado do ser humano passou a ser sempre associado ao excesso, e por muitas pessoas não terem o esclarecimento adequado, começaram a usar as sacolas plásticas acreditando que seria melhor para elas e para o meio ambiente.

E quem não ama usar sacolas e ajudar o meio ambiente, não é mesmo? Só que, que após muitas pesquisas sobre os impactos dos polímeros que compõem a sacola plástica, foi constatado a péssima opção de troca da sacola de papel, pelas de plástico.

Opções de usos de sacolas

Para amenizar o impacto ambiental negativo, muitas empresas começaram a analisar outras opções de usos de sacolas plásticas, uma delas foi a volta da sacola de papel, em alguns casos, ele é reciclado. No entanto, esse tipo de sacola, não seria a melhor opção para os dias atuais.

Mas agora você pode estar se perguntando: Que tipo de sacola eu devo usar agora para não prejudicar o meio ambiente? Justamente para amenizar essa dúvida que pairava na mente das pessoas foi que surgiram as ecobags.

As ecobags são opções muito bem vistas pois oferecem uma maior agilidade e praticidade na realização das compras no mercado e otimiza o seu tempo. Uma opção muito viável para levar um peso maior é a ecobag ecológica para mercado, pois ela possuim um design bem diferente e arrojado.

Claro que para as pessoas que desejam uma ecobag mais simples, também a possibilidade de se encaixar simplicidade com bom gosto, usando ecobags básicas, essa é um tipo de ecobag que pode substituir a sua bolsa fácil, por possuir um design mais discreto e algumas opções de cores.

Vantagens de se usar ecobags

Sabemos que a mudança de hábitos pode gerar um pouco de receio, mas não se preocupe com isso, para te ajudar nesse processo de transição, trouxemos aqui várias vantagens para você trocar a sacola de plástico por uma maravilhosa sacola reutilizável. Vamos a elas?

  • Super resistentes

Você já passou por uma situação em que as suas compras estavam pesadas e aí do nada a sacola de plástico se rasgou? Bem, com a ecobag, você pode ficar bem mais tranquilo sobre isso, pois o material que a compõe aguenta muito mais peso.

Sem contar que elas comportam muito mais produtos, nesse caso elas podem substituir cerca de 8 sacolas plásticas. Além da mala do seu carro não ser tomado por diversas sacolas, já que com a ecobag você consegue utilizar muito menos espaço.

  • Influenciadora

É isso mesmo! Você sabia que diariamente servimos de exemplo ou inspiração para as pessoas à nossa volta? Ao usar uma ecobag as pessoas vão observar essa atitude e com certeza vão querem entender um pouco mais sobre a proposta desse produto.

Imagina que legal seria, você ser a primeira pessoa que inspira preocupação com o meio ambiente em sua casa e em seu grupo de amigos. Depois de influenciá-los para esse “lado verde da força” com certeza a satisfação de ajudar o planeta irá invadir você.

Mais benefícios

  • Multi funções

As ecobags não precisam ser usadas para carregar as suas compras, como elas são fáceis de limpar, podem ser suadas diariamente para você levar livros, cadernos, objetos em geral.

Ainda existem também as mochilas ecobags que são ótimas para quem precisa ir estudar ou treinar, ela comporta seu material com e ainda deixa você mais descolado, sem descuidar do que importa, o nosso planeta.

Muitas pessoas inclusive, já aderiram a ecobag como um objeto de uso pessoal diário, ou seja, sempre possuem uma à mão evitando até o uso de bolsas. O movimento ecológico está ganhando muita força, e o maior beneficiário é o nosso planeta.

  • Super durável

A ecobag possui uma durabilidade incrível, justamente porque o material com que ela é feita não se descarta facilmente, pois a matéria-prima é geralmente Algodão, Nylon ou Lona.

Em uma média base, uma ecobag pode durar cerca de cinco anos, o que poderia ser equivalente a 1 mil sacolas plásticas. Você tem noção do quanto a sua atitude pode mudar o meio ambiente?

Grande impacto na natureza

As inofensivas sacolinhas plásticas, por menores que sejam, levam, cerca de centenas de anos para serem reintegradas ao meio ambiente. Isso porque os produtos feitos à base de plásticos geram um grande acúmulo de resíduos.

O nosso país tem em média uma produção de resíduos sólidos aproximadamente de 79 milhões de toneladas, por ano. Em virtude desses dados, algumas regiões, foram proibidas de aderir ao plástico de uso único.

Os compostos que formam as sacolas plásticas são à base de petróleo e gás natural, após formarem o plástico, este leva muitos anos para poder se decompor no ambiente, esse já é um grande problema.

As sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente porque o seu descarte ajuda a formar uma camada que impermeabiliza o solo, isso prejudica a alimentação dos lençóis freáticos e impacta no clima.

Sem contar que o seu descarte, quando feito de uma maneira não responsável (nas ruas em lixões abertos), podem causar entupimento de bueiros o que pode provocar dificuldade de águas serem escoadas, proporcionando focos para arboviroses, como por exemplo, a dengue.

Além disso, a sua decomposição pode causar a liberação de gases no meio ambiente, o que pode provocar a longo prazo problemas em nosso sistema respiratório.

O último, mas não menos importante, impacto das sacolas plásticas no meio ambiente é mortal para algumas espécies marinhas, pois as sacolas ao serem levadas para rios ou oceanos, acabam por confundirem os animais, que podem ingerir ou ficar presos nelas, e assim morrendo.

É de extrema importância a nossa mudança de hábitos e um dos principais que devem ser tirados da nossa rotina é o uso de sacolas plásticas. O planeta pede urgência, todo o ecossistema perde quando o ser humano não se preocupa com ele.

Onde encontrar ecobags de qualidade?

Não é muito fácil achar ecobags de qualidades e que realmente possuem um processo de produção e matéria-prima que preza pelo meio ambiente e o conforto do seu consumidor.

Na ekological, você pode adquirir aquela ecobag que tem a ver com o seu estilo, há várias opções e pelo menos uma delas vai fazer você se apaixonar. Vamos conferir algumas?

Já deu para perceber que opções não faltam para você ter uma ecobag que cai muito bem com o seu estilo e ainda por cima ajuda a deixar o mundo melhor. Nossas pequenas atitudes possuem impactos significativos, e basta você começar para perceber o quão é satisfatório cuidar mais do nosso planeta.

Clique e conheça nosso site