Empresa Sustentável

Copos descartáveis nunca mais! Utilize a sustentabilidade no trabalho

Você já parou para calcular quantos copos descartáveis utiliza por dia na empresa? Somando o consumo de toda a empresa, qual a quantidade? Com certeza, falta sustentabilidade no trabalho. A recomendação médica já decorada por todo mundo diz que devemos beber ao menos 2 litros de água por dia. Se pensarmos que os copinhos plásticos disponíveis têm, em média, 200 ml, você descarta no mínimo:

  • 10 copos por dia;
  • 50 copos por semana;
  • 200 copos por mês;
  • 2.400 copos por ano;

Agora multiplica estes números pela quantidade de funcionários e visitantes diários da sua empresa. Nessa conta, não estamos incluindo os copinhos do café, os talheres descartáveis, as embalagens de marmita, os canudinhos da cantina e os sacos plásticos que geralmente envolvem tudo isso. Esses são hábitos e costumes que podem e devem ser mudados para se obter sustentabilidade no seu trabalho. Vamos começar? Atente-se para as 7 dicas sustentáveis que não podem faltar na sua rotina de trabalho:

1- Copo reutilizável, sustentabilidade na sua rotina!

Os copos mais procurados são os feitos de silicone retráteis. Silicone, por ser um material mais resistente e de fácil limpeza, além de dobrável, ocupa menos espaço e facilita o transporte.

2 – Use a sua garrafinha reutilizável no trabalho;

Para combater a “praga” das garrafas pet e afins, adquirir a própria garrafa reutilizável é fundamental. As mais procuradas são as de siliconealumínio inoxfáceis de carregar limpar. A garrafa térmica de inox e a garrafa de silicone são dois exemplos reutilizáveis.

3- Canudo ecológico para o trabalho;

Os canudos ecológicos podem ser de inox ou silicone e ambos vêm acompanhados de uma escova para auxiliar e facilitar a limpeza. Os canudos mais cogitados são de silicone, de inox e de inox com silicone.

4- Sustentabilidade fica melhor com marmita retrátil;

No lugar das marmitas de isopor, plástico ou alumínio, que têm como destino final o lixo, opte por marmitas ecológicas, que podem ser de silicone, vidro ou plástico reutilizável.

5- Opte por talheres sustentáveis;

Os talheres sustentáveis geralmente são de inox, material que não enferruja e de fácil limpeza. Vale a pena adquirir o kit: garfo, faca e colher. Geralmente apresenta tamanho compacto, ideal para o transporte.

6- Sustentabilidade no trabalho e alimentação;

Ideal para o transporte de marmitas, lanches, frutas, entre outros, as lancheiras retráteis substituem as sacolas plásticas e ainda mantêm a temperatura dos alimentos.

7- Carregue em uma ecobag o que não couber na bolsa/ mochila;

As ecobags são mais resistentes do que as sacolas plásticas e podem ser usadas e reutilizadas para diferentes situações, desde o transporte do seu lanche de trabalho até as compras de mercado semanais.

Que tal montar o seu kit ekological agora mesmo? Sempre que for usar qualquer embalagem ou item que se transformará em lixo e terá que
jogar fora, lembre-se que não existe “lado de fora”. Este planeta lindo é todo nosso!

Para fechar com chave de ouro, aproveitamos para apresentar um vídeo didático e explicativo sobre o conceito de sustentabilidade e como o
desenvolvimento da população e seus hábitos atuais impactam o planeta.