Casa Sustentável, Sem categoria

Passos para tornar a sua casa mais sustentável

Hoje, com a correria do dia-a-dia, fica cada vez mas difícil dar atenção as coisas simples, mas de extrema importância para o nosso bem estar. Ser mais sustentável é sobre o cuidado com o meio ambiente deve fazer parte da nossa rotina. De um lado, cada vez mais consumismo mais água, minerais e prejudicamos às florestas e, por outro, governos, empresas e cidadãos, apenas iniciam a sua mobilização para equilibrar as necessidades do meio ambiente com as demandas atuais da sociedade.

A natureza é a nossa casa.

Se conecte com a natureza!

Como em qualquer grande virada, ser mais sustentável requer atitude e o primeiro passo deve vir do povo. Apenas a sociedade tem o poder de definir o que vai vender e qual político será eleito. Portanto, somente à medida que o consumo consciente e a sustentabilidade sejam estabelecidas como premissas para as nossas tomadas de decisões na escolha de compra e de governantes, avançaremos na construção de um mundo estável ecologicamente.

Por isso, separamos algumas de dicas de como VOCÊ pode fazer a diferença no dia a dia de sua família e comunidade. Para isso, separamos os dois lugares onde mais geramos resíduos em nossas casas.

[rock-convert-cta id=”370″]

Você faz o seu café no filtro descartável? Ou é mais sustentável?

substitua por uma opção mais sustentável

A ekological tem uma grande linha de filtros de inox que substituem os filtros de papel.

Se for fã de café, você provavelmente já começa pela manhã utilizando um filtro descartável para coá-lo por alguns minutos apenas e depois já vai pro lixo.

A dica na hora do café é utilizar uma cafeteira de prensa francesa ou expressa, por ser mais sustentável de forma que não gere resíduos diariamente.

Na hora de guardar os alimentos, você é mais sustentável ou usa plástico filme?

Tampas de silicone

Assim, essas funções são mais sustentável e a usabilidade mais garantida no dia a dia, clique aqui.

Outra dica é evitar o plástico filme, feito de PVC (policloreto de vinila), apesar de prático para armazenar os alimentos e aderir bem as superfícies, gera um consumo desnecessário. Isso não tem cara de casa sustentável, né?

Para evitar o descarte de plástico filme, a opção mais sustentável é: utilize tampas tampa tudo de silicone. Possui material resistente e diversos tamanhos, se adequando a diversos recipientes.

Você usa sacolas plásticas no mercado? 

Quase todos os alimentos que compramos no mercado vão parar na cozinha. Geralmente com várias sacolas plásticas em cima da mesa para arrumar e muitas vezes até duas sacolas por conjunto! No final do dia, fazendo as contas, estamos utilizando por volta de 20, 40 ou até 60 sacolas plásticas por compras no mercado. Quantas vezes você vai no mercado por mês? Então…

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente.

É importante estar ciente de que as sacolas plásticas podem durar dezenas ou até centenas de anos e enfim se desintegrarem na natureza. Ou seja, é muito importante a utilização das ecobags no mercado, mas também na farmácia, ainda mais sustentável, no posto de conveniência, na padaria e em todos os locais que te entregarem uma sacolinha plástica!

Quantas escovas de dente você deixará neste “mundão”?

escovas de bambu opção mais sustentável

As mais diversas opções, mais sustentável de escovas de dente de bambu, clique aqui e veja

Todos nós, ao acordar, antes de qualquer coisa, partimos para o banheiro e escovamos o dente. Você não sabia, mas a escova de dente é feita de plástico e dura até 400 anos para se decompor!

Anualmente, no entanto devemos renovar a nossa escova de dente por 4 vezes. Agora faça as contas quantas escovas de dente vai deixar neste “mundão” durante toda a sua vida. Com isso, apesar da escova de dente ser reciclável, a maioria não é reciclada. A melhor opção neste caso é optar por escovas feitas de materiais com menor tempo de decomposição, como o bambu.

Pasmem! O plástico está presente até na pasta de dente.

Quando escovamos os dentes, pensamos que estamos nos limpando de substâncias nocivas, contudo, analisando um pouco mais a fundo, vemos que não é isso que acontece com a natureza. As pastas de dentes, assim com cosméticos e esfoliantes corporais, possuem milhares de esferas de microplástico, que contribuem de forma perigosa para a poluição do nosso ecossistema. Ao serem despejadas no esgoto, por isso são direcionadas ao oceano e ingeridas por peixes e outros animais marinhos. Depois este mesmo microplástico é ingerido quando o peixe chega as nossas mesas.