Casa Sustentável

Saiba como e porque aplicar o uso do canudo inox no seu dia a dia

Você quer saber um pouco mais sobre o uso do canudo de inox que não prejudica o meio ambiente? Continue lendo esse artigo e conheça as diversas opções que existem disponíveis no mercado.

No dia a dia, para dar uma pausa e descansar entre um compromisso e outro, nada melhor do que tomar um suco ou refrigerante, não é mesmo? E é nessa perspectiva que muitos locais vendiam líquidos acompanhados com um canudo plástico, que hoje recebe uma transformação, o canudo de inox. 

Durante muito tempo, o uso de canudos plásticos era muito comum, mas os seus efeitos na natureza não eram tão agradáveis, e hoje em dia, poucos são os locais que não respeitam a natureza e ainda investem em seu uso.

Leve com você um canudo!

História dos canudos

Alguns registros históricos datam os primeiros usos do canudo por volta de 3.000 a.C, pelos sumérios. Nessa época o canudo era feito de ouro e enfeitado com muitas pedras azuis, seu uso era para evitar que ficassem resíduos sólidos nos recipientes durante a fermentação da cerveja.

Já no ano se 1800, outro tipo de canudo se tornou bastante popular, ele era muito mais macio e barato porque era feito de palha, no entanto, ele se desmanchava facilmente quando entrava em contato com os líquidos e acabava prejudicando o sabor.

Devido a esses pontos negativos, foi necessário a criação de um canudo com outra matéria-prima, foi assim que os canudos de papel surgiram, em 1888, e alguns anos depois, o canudo de plástico tomou o lugar do canudo de papel, por ser mais barato.

Canudos de plástico e seus efeitos prejudiciais

Ele já foi considerado o inimigo número um da natureza, de tal forma que representa cerca de 4% do lixo plástico de todo o mundo. O material que compõe o canudo de plástico é uma união de polímeros sintéticos (propileno e poliestireno), e depois que descartado pode levar até mil anos para ser decomposto no ambiente.

O impacto do plástico no oceano.

Como o uso do canudo de plástico é algo descartável, ou seja, você usar por volta de alguns minutos e logo em seguida descarta-o, em apenas um dia o uso dos canudos de uma cidade pode chegar a um número assustador.

Se fizermos um cálculo simples, como se em um ano de uso de canudos descartáveis os brasileiros conseguiriam encher um recipiente de 165 metros de altura. Então Já imaginou a quantidade de resíduos sólidos que o uso dos canudos pode formar?

Canudos de plástico e os microplásticos

Se já não bastasse todo o resíduo sólido que os canudos plásticos geram, ele ainda é uma das formas de criação do microplástico. Que são pequenas partes de plástico (cerca de 5mm), e que hoje é uma das principais formas de poluição dos oceanos.

Além disso, os microplásticos estão poluindo e prejudicando inclusive a saúde humana, estando presente em alguns alimentos. Então quanto mais as pessoas usam canudos plásticos, mais prejudicam o meio ambiente e a própria saúde, é literalmente um tiro no pé.

Você pode estar pensado: os canudos podem ser reciclados e aí o problema acaba. Mas não é bem assim que acontece, por ser muito leve os canudos podem acabar se perdendo no ambiente, sem contar que eles podem ser carregados pela ação das chuvas e indo parar no oceano.

Lei que proíbe canudos de plástico

Em alguns estados do Brasil, como São Paulo, já foi sancionada uma Lei que proíbe a venda ou comercialização de canudos de plástico, a Lei nº 17.100 foi sancionada em 12 de julho de 2019.

Opções de canudos biodegradáveis

Essa Lei estimula que os canudos plásticos sejam substituídos por opções de papel, material comestível ou biodegradável. Os locais que desrespeitarem o cumprimento dessa Lei estarão sujeitos a pagar uma multa que pode variar entre R$ 552,20 a R$ 5.522,00.

No entanto, o papel pode ser substituído por canudos individuais de inox, que você pode transportar sempre que precisar tomar algum líquido em bares ou restaurantes. Uma loja que vende esse tipo de produtos é a Ekological.

Opções de canudos de inox

Kit com oito canudos de inox simples

Este kit de oito canudos ecológicos de aço inoxidável reutilizáveis é ideal para que você possa consumir as suas bebidas de forma prazerosa, sustentável e moderna.

Os canudos são livres de BPA e ideais para desfrutar de bebidas como batidas, smoothies, café, iogurte e é perfeito para levar consigo em uma ampla variedade de atividades como churrasco, piquenique, passeio de barco, viagem de carro, caminhada e uma excelente opção de presente para família e amigos. 

Canudo de Inox Dobrável Retrátil

Este é um canudo ecológico de silicone e inox ideal para andar com você para todo canto. A sua caixinha permite que o canudo seja guardado após o uso de forma higiênica e segura. Este é um modelo dobrável e de fácil limpeza, facilitando o consumo de bebidas e diminuindo o uso de canudos descartáveis. 

É ideal para desfrutar de bebidas como batidas, smoothies, milkshake, café, iogurte. Perfeito para levar consigo em uma variedade de atividades como churrasco, piquenique, passeios ou até para presentear. O estojo é projetado para mantê-lo de forma acessível dentro da sua bolsa ou mochila. 

Kit com três canudos de inox charmosos e inquebráveis de diferentes formatos e diâmetros, feito 100% aço inoxidável e ecofriendly.

É ideal para desfrutar de bebidas como batidas, smoothies, assim como café, iogurte e é perfeito para levar consigo em uma ampla variedade de atividades como churrasco, piquenique, passeio de barco, viagem de carro, caminhada e uma excelente opção de presente para família e amigos.

De diversas cores e modelos

Agora você pode saborear a sua bebida favorita em um belo canudo sem prejudicar o meio ambiente, reutilizando muitas e muitas vezes em diversos lugares.

Além disso eles possuem um tamanho ideal para uso; de 22 e 21 cm de comprimento, com esse tamanho esses canudos se tornam ideais para os principais tipos de copos e garrafas. 

Feito em aço inoxidável 

Canudos de inox

Fácil de levar 

Um conjunto de canudos de aço inoxidável pode ser usado por muitos anos, e assim evita que você use inúmeros canudos de plásticos. Para que seja mantida a durabilidade, você deve lavar o canudo escovando por dentro do canudo com o auxílio de uma escova.

Os canudos em geral vêm com um saco reutilizável de algodão e material de linho, facilitando o transporte dentro de bolsas ou necessaires. 

Ecofriendly 

Da mesma forma que os canudos de inox são reutilizáveis por muito e muito tempo, ajudando assim a reduzir o acúmulo de resíduos gerados.

De canudo em canudo, a gente muda o mundo

É importante deixar claro que apesar que parecer algo simples, como resultado da substituição dos canudos de plástico pelos do inox, você não imagina como a mudança individual já impacta a vida do planeta.

Inegavelmente que os canudos de inox são ótimas opções para presentear os amigos, parentes, colegas de trabalho. Além disso, espalhar a onda de cuidados com o meio ambiente, o presente será muito bem recebido por quem o ganhar, temos toda a certeza.

Se você quer conhecer um pouco mais de produtos sustentáveis, que tal dar uma sacada no site da Ekological para conhecer a imensa diversidade de produtos que pode fazer parte do seu dia a dia e promover um mundo melhor.

Ekological
Clique na imagem e visite nosso site.

Related Posts