Casa Sustentável

Garrafas reutilizáveis: um jeito sustentável de se manter hidratado

Que tal se manter hidratado e ainda ajudar a preservar o planeta? Conheça as garrafas reutilizáveis.

O ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, ou outros isotônicos que ajudam a repor nutrientes e sais minerais para o nosso corpo, e não o deixam desidratar, mas não é bem assim que acontece.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pexels-pixabay-279947-1-edited.jpg

Embora todos saibam que manter o corpo hidratado é essencial para a saúde, muitos ainda não tomam a quantidade diária necessária de água ou outros líquidos. Isso ocorre ou pela falta de hábito, ou pela dificuldade de tomar água fora de casa, por exemplo. 

As garrafas reutilizáveis podem ser boas aliadas da hidratação, além de serem ecológicas e não fazerem mal ao meio ambiente.

”Uma garrafa de água plástica leva muito tempo para entrar em decomposição e, enquanto isso não ocorre, seus resíduos invadem esgotos, matas, rios…”

Garrafa de plástico é passado!

Como vimos no último blog sobre uma vida mais sustentável, os descartáveis representam um grande perigo para o meio ambiente, e as garrafas de plástico fazem parte desse grupo perigoso, sejam as pets ou aquelas um pouco mais duráveis.

Uma garrafa de água plástica leva muito tempo para entrar em decomposição e, enquanto isso não ocorre, seus resíduos invadem esgotos, matas, rios, e alguns outros locais, gerando efeitos ainda mais negativos para a população.

Dessa forma, conforme ficamos mais conscientes sobre os impactos negativos de plásticos no meio ambiente, foram surgindo alternativas mais sustentáveis. As garrafas reutilizáveis, por exemplo, são uma opção super viável no lugar das antigas garrafas plásticas. Veremos mais sobre elas abaixo.

Tipos de garrafas reutilizáveis

Garrafas de alumínio

Velhas conhecidas, as garrafas de alumínio não são tão ideais quanto parecem, ainda que seja um material reciclado em larga escala nas terras brasileiras. O alumínio pode liberar alguns compostos químicos prejudiciais à saúde e, apesar de leve, esse tipo de garrafa não costuma ser muito resistente e pode ser amassado com facilidade, o que diminui sua vida útil mais rápido.

Praticamente todos os itens de alumínio vendidos no Brasil tem BPA em seu revestimento interno, uma substância que pode causar danos desde alterações no sistema endócrino e reprodutor até alguns tipos de câncer, o que não torna essa opção tão viável assim.

As garrafas reutilizáveis, além de serem ecológicas, não fazem mal ao meio ambiente.

Garrafas térmicas de inox 

Similares às garrafas de alumínio, as garrafas reutilizáveis de inox oferecem algumas vantagens, a começar por seu material, que não tem risco de intoxicação como o alumínio, por exemplo. Além disso, é resistente à ferrugem e durável por anos de uso diário. A isolação dupla da parede a vácuo conserva a temperatura do líquido na garrafa, podendo manter bebidas geladas por até 24h e bebidas quentes por até 12h. 

Garrafa térmica de inox Ekological

Por ser leve e portátil, é uma boa opção para te acompanhar nos esportes ao ar livre ou no escritório, por exemplo, principalmente para aqueles que gostam de conservar bebidas quentes. Entretanto, assim como a garrafa de alumínio, podem ser facilmente amassadas quando não manuseadas corretamente. Então, tenha cuidado!

https://www.instagram.com/p/CKzZMoPF1w6/

Garrafas térmica de inox com infusor de chá

A garrafa térmica de inox tem parede dupla, conservando por muito mais tempo a temperatura, seja gelado ou quente. Além disso, possui filtro/peneira inox, o que permite colocar gelo, ervas ou frutas para saborização e até mesmo chás.

Garrafa térmica com infusor de inox

Perfeita para quem gosta de conservar a sua bebida na temperatura ideal e quer evitar garrafas plásticas e sachês de chá. Beleza, durabilidade, praticidade e conservação térmica. A garrafa térmica é mais seguro e higiênico.

Garrafas reutilizáveis retráteis

A garrafa retrátil é a companhia perfeita para aqueles que têm uma rotina intensa, principalmente fora de casa. Isso porque além de reutilizável, ela é leve, dobra fácil por ser de silicone – podendo ser reduzida até metade em seu tamanho original, e muito prática na hora de beber água em diferentes locais.

Garrafa retrátil Ekological

Assim como as garrafas de inox, não libera compostos químicos e também resiste a altas temperaturas, sendo capaz de armazenar bebidas quentes ou geladas. Um item moderno, sustentável e que garante a sua hidratação de forma simples no dia a dia.

Garrafa Ekological de silicone com tampa de inox

Um dos modelos das garrafas reutilizáveis de silicone da Ekological ainda conta com uma tampa de inox, mantendo a vedação perfeita para o líquido e o corpo flexível. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o espaço na bolsa nem com a qualidade da sua bebida.

Garrafa de silicone Ekological

Um estudo revelou que o Brasil deixa de reciclar metade das garrafas PET jogadas no lixo. A estimativa é que esse resíduo ultrapasse a quantidade de peixes nas águas marinhas até 2050.

Entenda melhor o impacto ambiental das garrafas plásticas

O problema das garrafas plásticas é que, na maioria das vezes, as utilizamos somente uma vez, se tornando um produto de curtíssima vida útil e descartado facilmente. E, além desse descarte não ser feito de forma correta, raramente esse plástico encontra o caminho da reciclagem, o que gera consequências bem negativas para o planeta, pois esse material acaba indo parar em mares e rios. Um estudo recente revelou que o Brasil deixa de reciclar metade das garrafas PET jogadas no lixo. A estimativa é que esse resíduo ultrapasse a quantidade de peixes nas águas marinhas até 2050.

Nos EUA, por exemplo, cerca de 29 bilhões de garrafas de água são produzidas e, consequentemente, descartadas por ano. Quando essas garrafas chegam aos rios e mares, podem levar aproximadamente 400 anos para se degradar, imagina os males que são causados à biodiversidade durante esse tempo. Bastante, não é? Sem contar que as partículas liberadas por esse material chegam novamente até os humanos, por meio da alimentação.

Sabe-se hoje em dia que o composto químico nas garrafas plásticas, como o politereftalato de etileno, possui flatlatos em sua composição, o que pode gerar obesidade e diabetes em homens e doenças ovarianas para as mulheres.

Para entender “Como produzir menos lixo” confira este artigo.

As garrafas reutilizáveis são essenciais na redução de danos ambientais

O consumo de água não pode e nem deve ser reduzido ou limitado, mas para garantir a boa hidratação e a boa preservação do planeta, as garrafas reutilizáveis são as mais indicadas. Dessa forma, podemos evitar a geração de mais lixo e até mesmo a possibilidade de nos expor a riscos desnecessários.

Além disso, é mais econômica, tanto para você quanto para o meio ambiente. Ao usar garrafas reutilizáveis, você evita 156 garrafas plásticas por ano. Uma garrafa desse tipo cheia 1.603 vezes, significa deixar de produzir uma quantidade de resíduos que, empilhados, teriam uma altura equivalente à da Torre Eiffel. 

Uma economia para o seu bolso, uma vez que você diminui a compra recorrente e também para o meio ambiente. Isso porque não mencionamos que as garrafas podem ser personalizadas de acordo com a cor de sua preferência e quase não ocupam espaço físico no meio dos seus materiais!

”As garrafas reutilizáveis são as mais indicadas. Dessa forma, podemos evitar a geração de mais lixo e até mesmo a possibilidade de nos expor a riscos desnecessários.”

Como cuidar das garrafas reutilizáveis?

Para garantir que a garrafa reutilizável não acumule líquidos ou microorganismos, é necessário fazer a limpeza correta do produto, e isso pode ser feito de forma simples. A melhor forma de realizar a limpeza da garrafa reutilizável é um pouco diferente do que estamos acostumados no dia a dia, mas nada a preocupar. Confira o passo a passo para manter garrafas reutilizáveis sempre limpas:

  • Utilize bicarbonato de sódio na limpeza.
  • A medida de uma colher de sopa rasa é suficiente para a mesma medida de água.
  • Misture a água e o bicarbonato até a substância se diluir completamente.
  • Reserve uma escovinha somente para essa limpeza e vá limpando os resíduos existentes na garrafa, principalmente naquelas dobrinhas.
  • Depois de limpar com a escova, lave normalmente com água corrente e deixe secar por um tempo, até que fique totalmente seca. 

”É importante realizarmos cada vez mais trocas sustentáveis, pois assim protegemos o meio ambiente e, consequentemente, nós mesmos.”

Simples, prático e sustentável. Lembre-se de lavar as garrafas reutilizáveis todos os dias se o uso for constante!

Mantenha-se hidratado e proteja o meio ambiente!

Agora que você já conhece as opções de garrafas reutilizáveis, pode escolher a que mais combina com você e sua rotina e garantir uma rotina mais sustentável e saudável. É importante realizarmos cada vez mais trocas sustentáveis, pois assim protegemos o meio ambiente e, consequentemente, nós mesmos.

Para mais conteúdo e dicas sustentáveis confira nosso perfil do Instagram ou canal da Youtube! 😉

Para mais conteúdo e dicas sustentáveis confira nosso perfil do Instagram ou canal da Youtube 😉

Nossa loja Ekological está repleta de opções para uma vida mais sustentável. Confira aqui!

Related Posts