Empresa Sustentável

5 ações práticas para reduzir o lixo produzido na sua empresa

Reduzir o lixo nas empresas é mais que uma questão de economia de recursos: é algo urgente para minimizar o impacto desses resíduos no meio ambiente. No cenário nacional, por exemplo, produzimos mais lixo do que a capacidade para lidar com eles.

Segundo dados da Associação Brasileira de Limpeza Pública, no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia.

Todos os tipos de organizações — pequenas, médias ou grandes — precisam assumir a responsabilidade com o meio ambiente, em prol de um mundo mais sustentável e sem escassez de recursos para as próximas gerações.

Com ações simples, é possível ter uma redução significativa nesse aspecto. Para saber mais, continue a leitura e confira as 5 dicas que preparamos para sua empresa reduzir o lixo produzido diariamente!

1. Adote o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar

Uma forma de reduzir o lixo nas empresas, e, consequentemente, conter os custos com diferentes processos rotineiros, é adotando o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar. Essas ações podem trazer resultados significativos no ambiente de trabalho.

Analise com atenção a produção e o descarte do lixo em sua empresa.

Os recursos desperdiçados custam tempo, dinheiro e energia para a organização. Por isso, é fundamental aplicar esses três conceitos, não só para diminuir o impacto ambiental de uma organização.

Para isso, veja algumas dicas a seguir, que auxiliam a reduzir o desperdício:

  • prefira emprestar ou alugue itens, evitando comprá-los;
  • peça aos fornecedores opções de leasing antes de comprar;
  • use itens duráveis e reutilizáveis, evitando descartáveis;
  • compre dispositivos eletrônicos atualizáveis;
  • programe as impressoras para realizarem impressão frente e verso;
  • reduza ou evite o uso de saco feito de plástico para revestir as latas de lixo.

2. Utilize produtos reutilizáveis ao invés de descartáveis

Parece algo simples, mas a troca dos copos plásticos por copos de silicone resulta em uma economia considerável para as empresas. Isso porque o investimento para a aquisição desses produtos reutilizáveis é pago, aproximadamente, entre 3 e 9 meses, de acordo com o volume do copo escolhido — valor que seria gasto para comprar copos plásticos nesse período.

Vale lembra que, quando bem conservado, um copo de material como silicone pode ter uma vida útil de, até, 10 anos. Pense em quantos copos plásticos você deixará de utilizar nesse tempo.

Com isso, a sua empresa passa a economizar ao longo do tempo, bem como também consegue reduzir o lixo plástico gerado no dia a dia. Lembrando que esses tipos de resíduos são um dos que mais poluem o meio ambiente.

Os mais utilizados no ambiente empresarial, e que podem demorar anos ou décadas para se decomporem, são:

Clique aqui para fazer uma cotação de produtos sustentáveis para a sua empresa

  • copos de isopor; 
  • copos plásticos;
  • pratos e talheres descartáveis;
  • esponjas de lavar louça de plástico;
  • luvas de limpeza de plástico, entre outros.

Outras substituições de material descartável que podem ser feitas são:

3. Faça campanhas de redução

Evite desperdício de alimento, leve o necessário.

Em empresas com refeitórios internos ou que ofereçam refeições para seus colaboradores dentro de suas dependências, é fundamental realizar uma campanha de redução de desperdícios de comida. Um case interessante é o do Hospital Israelita Albert Einstein — com um projeto de conscientização, o hospital conseguiu, em 5 anos, reduzir a média mensal de desperdício de 18% para 7,5%.

Para isso, os gestores devem implementar medidas que gerem uma campanha de redução eficiente, com medidas importantes tais como:

  • substituição de matéria-prima por materiais sustentáveis;
  • adoção de processos internos mais eficientes;
  • pode-se adotar, até mesmo, a proibição do uso de materiais descartáveis internamente, fazendo com que seus colaboradores levem os próprios copos, garrafas e talheres;
  • envie materiais educativos sobre impactos ambientais, mudanças climáticas, necessidade de conservação da água, entre outros;
  • desenvolva políticas de compra ecológicas;
  • separe os resíduos para aterro, reciclagem e compostagem;
  • promova alimentação sustentável;
  • realize campanha para implementação de papel reciclado;
  • conscientize sobre a necessidade de banir a água em garrafa plástica;
  • promova campanha para desligar todos os aparelhos após seu uso;
  • treine os colaboradores para uma maior consciência sustentável.

Ao incentivar que cada colaborador leve o seu material reutilizável, temos uma redução significativa do lixo. Ainda mais quando falamos em empresas com quadro elevado de funcionários.

4. Capacite os funcionários

Separe um dia para debater um plano sustentável com todos funcionários.

Desperdícios também podem ocorrer, muitas vezes, por falta de informação. Por exemplo, muitas pessoas usam folhas e mais folhas de papel para secar as mãos no banheiro, porém elas não sabem que apenas duas delas são o suficiente.

Uma forma de compartilhar esse tipo de conhecimento é o treinamento completo dos funcionários com foco em ações sustentáveis. Alguns dos pontos para serem abordados são:

  • diminuição de uso de recursos descartáveis;
  • redução de desperdício de alimentos;
  • substituição de itens descartáveis por reutilizáveis (canudos de plástico pelos de alumínio, copos descartáveis por de silicone, entre outros).

5. Digitalize os processos

Um dos lixos mais comuns no ambiente empresarial é o papel. Algumas empresas usam a impressão para a verificar documentos, analisar contratos, trocar informações entre setores, elaborar relatórios etc. Ao utilizar processos digitais, como o certificado e assinatura digital, também é possível reduzir o lixo nas empresa, além de agilizar o compartilhamento de documentos importantes.

Utilize plataformas digitais para compartilhar e analisar relatórios.

No ambiente empresarial, cada pessoa utiliza uma média de duas folhas de papel a cada hora. Isso representa entre 250 e 300 quilos desse material por pessoa ao longo de um ano. Dessa maneira, segundo o Gartner Inc, quase 3% do lucro de uma empresa é revertido em gastos com papel. Veja em nosso material como dar o primeiro passo e conseguir reduzir esses desperdícios.

Reduzir o lixo nas empresas, além de economia, proporciona às organizações uma imagem sustentável — um diferencial competitivo para se destacar de seus concorrentes.

Quer mais dicas interessantes para promover a sustentabilidade em seu negócio? Assine nossa newsletter e receba dicas imperdíveis diretamente no seu e-mail!