A sustentabilidade é um modelo de desenvolvimento que envolve mudanças no padrão de consumo em massa, para incluir uma maior preocupação com os recursos da natureza, por meio da racionalização na extração da matéria-prima e redução de poluentes, por exemplo.
Diante desse cenário, investir em práticas de sustentabilidade na empresa é uma maneira de adequar as atividades que são desenvolvidas pela corporação conforme as tendências do mercado e os anseios da sociedade, além de promover as condições para que a empresa se destaque no mercado.
Nesse sentido, o conceito sustentável vai muito além da preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Essa ideia abrange também a consciência social. Que tal saber mais sobre o tema?
Neste post, você vai conhecer a importância do conceito da sustentabilidade na empresa e saber como engajar os colaboradores em relação a essa questão. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!
Como adotar medidas de sustentabilidade na empresa
Confira a seguir algumas medidas que podem ser colocadas em prática a fim de promover práticas e hábitos sustentáveis dentro de uma organização.
Diminua o uso de papel
A produção de papel promove a queima de substâncias nocivas e provoca a emissão de gases poluentes para o meio ambiente. A boa notícia é que o uso de papel físico vem sendo cada vez mais substituído por documentos digitais, trazendo mais praticidade para a equipe e economia para a o orçamento da empresa.
Procure por fontes alternativas de energia
Além de serem menos prejudiciais ao meio ambiente, as fontes de energia alternativas são renováveis, abundantes e apresentam custos menores de manutenção — energia solar e eólica, por exemplo. Trata-se de um investimento com uma ótima relação custo-benefício e que pode ser observado a curto e médio prazo.
A energia solar pode ser utilizada a partir de várias tecnológicas, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e a arquitetura solar. A energia eólica, por sua vez, pode ser gerada por meio de aparelhos aerogeradores, que captam a força do vento e a transforma em energia pronta para ser utilizada.
Utilize a iluminação de LED
A lâmpada do tipo LED consome menos energia elétrica. Estima-se que ela seja até 80% mais econômica, se comparada com as tradicionais lâmpadas incandescentes e até 30% mais econômica do que as fluorescentes. Além disso, a lâmpada LED dura mais, apresenta baixa emissão de calor, é mais suave, funciona em baixa voltagem e costuma iluminar melhor os ambientes.
Desligue os equipamentos e a iluminação
Para melhorar as práticas de sustentabilidade na empresa, incentive a equipe a ter o hábito de desligar as luzes e os equipamentos sempre que eles não estiverem em uso — lâmpadas, computadores e eletrodomésticos. Esses aparelhos costumam consumir uma grande quantidade de energia, mesmo que estejam no modo stand by. Por isso, o ideal é fazer o desligamento ou desplugar da tomada.
Avalie a cadeia de fornecedores
Conheça quem são as empresas que firmam parceria com a sua empresa. Verifique se ela respeita o meio ambiente e investe em práticas sustentáveis, além de analisar se ela não está envolvida com escândalos de corrupção.
Esse cuidado é importante para preservar a imagem da sua própria marca e evitar prejuízos financeiros para a sua empresa, principalmente diante do atual cenário digital, em que as informações são transmitidas com muita facilidade e agilidade. Da mesma forma, o público está cada vez mais informado e atento às práticas que são desenvolvidas pelas empresas e mais seletivo com relação a tudo o que ele adquire.
Seja transparente com o público e o mercado
Uma boa recomendação é ser o mais transparente possível com o público e com os colaboradores em relação às práticas de sustentabilidade na empresa. Não omita fatos nem manipule dados, uma vez que isso poderá casar impactos negativos dentro do clima organizacional e na imagem que o público consumidor tem da empresa
Por isso, não basta apenas adotar um discurso sustentável — é necessário efetuar medidas de sustentabilidade de fato. Não é raro que empresas invistam em publicidade que demonstram a sua preocupação com meio ambiente e a conscientização social apenas com o objetivo de melhorar a imagem perante o mercado, sem que adotem ações sustentáveis na prática. Ou seja, as diretrizes e a política interna não estão de acordo com a realidade.
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Trata-se de um fenômeno conhecido como greenwashing (“maquiagem verde”), que consiste em observar as empresas que se aproveitam indiscriminadamente do título de sustentabilidade para promover a marca e conquistar um público maior sem que, de fato, obedeçam a preceitos sustentáveis e sequer adotem práticas sociais e ecologicamente corretas, ludibriando os consumidores.
Jogue resíduos nos lugares corretos
Antes de tudo, separe os resíduos recicláveis daqueles que não podem ser reaproveitados. De uma maneira geral, a política integrada de gerenciamento de resíduos costuma dividir o lixo a ser descartado de acordo com a sua composição básica — em regra, eles costumam ser divididos em papel, plásticos, orgânicos, baterias, óleo e vidros.
Para engajar a equipe nessa tarefa, espalhe lixeiras com indicações de que tipo de material deve ser descartado ali e estimule os colaboradores a trazerem também os resíduos de casa, caso não haja coleta seletiva onde residam.
Invista na certificação ISO 14001
A Certificação ISO 14001 é aplicável às empresas que conseguem implementar um sistema de gestão ambiental eficiente e desenvolver boas práticas de sustentabilidade em seus negócios. Nesse sentido, ela comprova que as empresas têm a capacidade de adequar as suas operações internas e necessidades socioeconômicas de maneira equilibrada com a preservação do meio ambiente.
Essa Certificação tem uma grande importância perante o mercado, uma vez que comprova que a empresa é sustentável — agregando valor à marca e conquistando um maior respeito dos consumidores, fornecedores, parceiros e dos investidores externos.
Vantagens de utilizar práticas de sustentabilidade nas empresas
Confira os maiores benefícios de implementar políticas sociais e ecologicamente adequadas.
- publicidade positiva: a sustentabilidade agrega valor à marca e melhora a imagem e a reputação da empresa. Pesquisas indicam que, desse modo, ela ganha a preferência do consumidor e maior competitividade no mercado;
- engajamento e motivação dos colaboradores;
- economia, uma vez que há a conscientização com relação ao uso de recursos;
- benefícios fiscais que podem ser concedidos pelo governo federal para as empresas que utilizam práticas sustentáveis.
Investir em práticas de sustentabilidade na empresa é uma estratégia que envolve a motivação da equipe e a implantação de um sistema de gestão eficiente, a fim de preservar os recursos naturais, obter maiores lucros e melhorar a imagem e a reputação da empresa perante o mercado.
Entendeu a importância de implementar ações de sustentabilidade na empresa? A sua companhia já utiliza alguma prática nesse sentido? Deixe um comentário contando a sua experiência!