Empresa Sustentável

Sustentabilidade na empresa: como engajar os colaboradores nessa questão?

A sustentabilidade é um modelo de desenvolvimento que envolve mudanças no padrão de consumo em massa, para incluir uma maior preocupação com os recursos da natureza, por meio da racionalização na extração da matéria-prima e redução de poluentes, por exemplo.

Análise de uma empresa sustentável

Diante desse cenário, investir em práticas de sustentabilidade na empresa é uma maneira de adequar as atividades que são desenvolvidas pela corporação conforme as tendências do mercado e os anseios da sociedade, além de promover as condições para que a empresa se destaque no mercado.

Nesse sentido, o conceito sustentável vai muito além da preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Essa ideia abrange também a consciência social. Que tal saber mais sobre o tema?

Neste post, você vai conhecer a importância do conceito da sustentabilidade na empresa e saber como engajar os colaboradores em relação a essa questão. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

Como adotar medidas de sustentabilidade na empresa

Confira a seguir algumas medidas que podem ser colocadas em prática a fim de promover práticas e hábitos sustentáveis dentro de uma organização.

Diminua o uso de papel

A produção de papel promove a queima de substâncias nocivas e provoca a emissão de gases poluentes para o meio ambiente. A boa notícia é que o uso de papel físico vem sendo cada vez mais substituído por documentos digitais, trazendo mais praticidade para a equipe e economia para a o orçamento da empresa.

Procure por fontes alternativas de energia

Opte sempre por fontes de energia sustentáveis.

Além de serem menos prejudiciais ao meio ambiente, as fontes de energia alternativas são renováveis, abundantes e apresentam custos menores de manutenção — energia solar e eólica, por exemplo. Trata-se de um investimento com uma ótima relação custo-benefício e que pode ser observado a curto e médio prazo.

A energia solar pode ser utilizada a partir de várias tecnológicas, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e a arquitetura solar. A energia eólica, por sua vez, pode ser gerada por meio de aparelhos aerogeradores, que captam a força do vento e a transforma em energia pronta para ser utilizada.

Utilize a iluminação de LED

A lâmpada do tipo LED consome menos energia elétrica. Estima-se que ela seja até 80% mais econômica, se comparada com as tradicionais lâmpadas incandescentes e até 30% mais econômica do que as fluorescentes. Além disso, a lâmpada LED dura mais, apresenta baixa emissão de calor, é mais suave, funciona em baixa voltagem e costuma iluminar melhor os ambientes.

Desligue os equipamentos e a iluminação

Para melhorar as práticas de sustentabilidade na empresa, incentive a equipe a ter o hábito de desligar as luzes e os equipamentos sempre que eles não estiverem em uso — lâmpadas, computadores e eletrodomésticos. Esses aparelhos costumam consumir uma grande quantidade de energia, mesmo que estejam no modo stand by. Por isso, o ideal é fazer o desligamento ou desplugar da tomada.

Avalie a cadeia de fornecedores

Mantenha uma relação próxima e saudável com seus fornecedores.

Conheça quem são as empresas que firmam parceria com a sua empresa. Verifique se ela respeita o meio ambiente e investe em práticas sustentáveis, além de analisar se ela não está envolvida com escândalos de corrupção.

Esse cuidado é importante para preservar a imagem da sua própria marca e evitar prejuízos financeiros para a sua empresa, principalmente diante do atual cenário digital, em que as informações são transmitidas com muita facilidade e agilidade. Da mesma forma, o público está cada vez mais informado e atento às práticas que são desenvolvidas pelas empresas e mais seletivo com relação a tudo o que ele adquire.

Seja transparente com o público e o mercado

Uma boa recomendação é ser o mais transparente possível com o público e com os colaboradores em relação às práticas de sustentabilidade na empresa. Não omita fatos nem manipule dados, uma vez que isso poderá casar impactos negativos dentro do clima organizacional e na imagem que o público consumidor tem da empresa

Por isso, não basta apenas adotar um discurso sustentável — é necessário efetuar medidas de sustentabilidade de fato. Não é raro que empresas invistam em publicidade que demonstram a sua preocupação com meio ambiente e a conscientização social apenas com o objetivo de melhorar a imagem perante o mercado, sem que adotem ações sustentáveis na prática. Ou seja, as diretrizes e a política interna não estão de acordo com a realidade.

“Empresas mais transparentes e responsáveis terão mais sucesso”, diz CEO da Whole Foods

Trata-se de um fenômeno conhecido como greenwashing (“maquiagem verde”), que consiste em observar as empresas que se aproveitam indiscriminadamente do título de sustentabilidade para promover a marca e conquistar um público maior sem que, de fato, obedeçam a preceitos sustentáveis e sequer adotem práticas sociais e ecologicamente corretas, ludibriando os consumidores.

Jogue resíduos nos lugares corretos

A separação do lixo reciclável em empresas é super importante.

Antes de tudo, separe os resíduos recicláveis daqueles que não podem ser reaproveitados. De uma maneira geral, a política integrada de gerenciamento de resíduos costuma dividir o lixo a ser descartado de acordo com a sua composição básica — em regra, eles costumam ser divididos em papel, plásticos, orgânicos, baterias, óleo e vidros.

Para engajar a equipe nessa tarefa, espalhe lixeiras com indicações de que tipo de material deve ser descartado ali e estimule os colaboradores a trazerem também os resíduos de casa, caso não haja coleta seletiva onde residam.

Invista na certificação ISO 14001

A Certificação ISO 14001 é aplicável às empresas que conseguem implementar um sistema de gestão ambiental eficiente e desenvolver boas práticas de sustentabilidade em seus negócios. Nesse sentido, ela comprova que as empresas têm a capacidade de adequar as suas operações internas e necessidades socioeconômicas de maneira equilibrada com a preservação do meio ambiente.

Essa Certificação tem uma grande importância perante o mercado, uma vez que comprova que a empresa é sustentável — agregando valor à marca e conquistando um maior respeito dos consumidores, fornecedores, parceiros e dos investidores externos.

Vantagens de utilizar práticas de sustentabilidade nas empresas

Confira os maiores benefícios de implementar políticas sociais e ecologicamente adequadas.

  • publicidade positiva: a sustentabilidade agrega valor à marca e melhora a imagem e a reputação da empresa. Pesquisas indicam que, desse modo, ela ganha a preferência do consumidor e maior competitividade no mercado;
  • engajamento e motivação dos colaboradores;
  • economia, uma vez que há a conscientização com relação ao uso de recursos;
  • benefícios fiscais que podem ser concedidos pelo governo federal para as empresas que utilizam práticas sustentáveis.

Investir em práticas de sustentabilidade na empresa é uma estratégia que envolve a motivação da equipe e a implantação de um sistema de gestão eficiente, a fim de preservar os recursos naturais, obter maiores lucros e melhorar a imagem e a reputação da empresa perante o mercado.

Entendeu a importância de implementar ações de sustentabilidade na empresa? A sua companhia já utiliza alguma prática nesse sentido? Deixe um comentário contando a sua experiência!