Casa Sustentável

Saiba mais sobre a energia renovável

São muitas as maneiras que temos para reduzir os gastos de energia em nossa casa, mas a fonte de energia renovável é um método que iremos falar por aqui!

Quando o meio ambiente é nossa prioridade em pensamento e ação, temos de forma clara em nossa mentalidade o quão importante é a nossa redução de gastos. O consumo consciente sobre a energia renovável contribui com o meio ambiente e podemos fazer com que essa redução aconteça cada vez mais, pois temos ao nosso favor as energias renováveis: referindo-se a energias que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana.

Sabemos que o rápido esgotamento das fontes de energia causam alguns malefícios a nossa sociedade. Entre o aumento do consumo de combustíveis, contaminação do solo e do meio ambiente. levando o consumidor consciente buscar por opções mais naturais que é o caso das energias renováveis, menos nociva e poluente e mais abundante.

O que é energia renovável?

Energias renováveis são aquelas providas 100% da natureza, fonte que se renova naturalmente de forma cíclica, em escala de tempo humana.

Quando pensamos em escala de produção menor, por exemplo, geramos calor ao pedalar ou com as mãos mesmo, como formas de energia renovável.

Como exemplos de energias renováveis: energia solar, eólica, hidráulica, biomassa, geotérmica, energia dos oceanos e de hidrogênio.

Falaremos neste artigo sobre a energia solar que é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Como o próprio nome diz, é inesgotável e altamente potente podendo ser transformada em energia elétrica ou térmica. Aplicada em diversos usos, de maneira certa, surge as maiores contribuições para o aquecimento global.

energia-renovável

Saiba quais são as principais vantagens da energia renovável

Entre as principais vantagens da energia renovável em comparação a energia não renovável está a sua disponibilidade e acessibilidade a nós consumidores.

A sua principal questão é a disponibilidade na natureza e as formas de aproveitá-la na geração de eletricidade por exemplo. Havendo duas maneiras de utilizar da energia solar, a fotovoltaica, em forma de placas que convertem a radiação solar em energia elétrica. E também a térmica, aquecendo a água e o ambiente, com demanda necessária de tecnologia para viabilizar seu uso.

A definição da energia solar é: alterativa, renovável como já dito anteriormente e sustentável, aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias. Com essa tecnologia, a luz do sol é captada por painéis solares e ocorre a transformação da corrente elétrica, sendo utilizada em casas, empresas, comércios e afins.

Energia renovável, solar.

Qual é o potencial da energia solar? E como é composto?

Para o aquecimento da água, iluminação pública, sistemas de uso coletivo tais como geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

A pergunta que muitos querem saber a resposta, como é essa energia e de qual forma podemos ver essa utilização no dia a dia? O sistema solar fotovoltaico é composto por: Painéis solares, inversor solar, cabeamentos, sistema de fixação das placas solares, conectores também.

Segundo os dados da portal solar, a primeira instalação de energia solar térmica ocorreu no deserto do Saara,  há muito tempo atrás, aproximadamente em 1910, dessa forma um motor foi alimentado pelo vapor produzido através do aquecimento da água, utilizando-se diretamente da luz solar.

Fonte de energia sustentável no Brasil

hidrelétrica, energia renovável

Desse modo hoje, nas áreas urbanas do Brasil temos algumas condições particulares devido ao crescimento das indústrias e fábricas que aplicam em seu funcionamento a utilização de energias renováveis de fonte primária ou secundária, explicaremos no próximo parágrafo o que cada uma dessa fonte significa.

Em primeiro lugar As fontes de energia primária são aquelas: encontradas normalmente na natureza e utilizadas exatamente do seu jeito natural e bruto (urânio, petróleo, carvão, o vento, a água, o sol)

Em segundo lugar As fontes de energia secundária são aquelas: podem ser transformadas a partir da primária, com a sua transformação e conversão.

As energias de fonte sustentável no Brasil são tidas de algumas formas e em algumas regiões, mas sua funcionalidade é de uma fonte única, a redução dos efeitos da mudança climática.

projeto revolusolar

Em nosso feed, no @Eko.logical apresentamos o projeto Revolusolar localizado no Rio de Janeiro. Este projeto conta com a participação de 50 voluntários e 14 funcionários, para que a energia solar chegue de forma acessível nas favelas. Sendo assim a primeira cooperativa Solar em favelas, com a chegada do Inversor, Saiba mais clicando aqui .

Em primeiro lugar a Revolusolar é fruto da união de duas histórias: a junção da experiência de lideranças comunitárias de favelas do RJ e da evolução da energia solar. Sua fundação se deu em 2015, com histórias que se cruzaram na favela da Babilônia, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro.

logo que a energia renovável um pouco mais barata em comparação ao que é mais comum, com essa geração e distribuição de energia. Possibilitando  novos modelos descentralizados de uma organização comunitária.

Em conclusão, falamos um pouco mais sobre o projeto e as possibilidades que a energia solar tem disponibilizado a muitas famílias. Além de ser uma economia de renda para tantos em relação aos gastos de luz e energia. Gostou do conteúdo? Semanalmente postamos aqui!